Eletromagnetometria no Domínio do Tempo

O método eletromagnético mede o decaimento do campo magnético em subsuperfície induzido por uma fonte externa (transmissor). Desta forma, correntes induzidas em zonas geológicas com propriedades condutoras, a partir do campo magnético externo primário, produzem um campo magnético secundário que decai lentamente após a interrupção da fonte externa, sendo a forma deste decaimento em função do tamanho, profundidade e condutância do meio geológico.

 

Esta técnica é ideal para a detecção de mineralizações de sulfetos maciços. Em termos de propriedades elétricas, o TDEM fornece uma forte resposta quando há uma continuidade entre os grãos de minerais metálicos ou também na presença de falhas e rochas porosas preenchidas por fluídos condutores.

A grande vantagem na utilização do método eletromagnético no domínio do tempo é a seqüência do sinal resposta distribuída em canais de tempo nos permite determinar a profundidade dos corpos condutores assim como sua forma e posição de mergulho.

O método aéreo eletromagnético no domínio do tempo empregado juntamente com o método Magnetométrico nos permite separar os metais ferrosos dos não ferrosos como os sulfetos.

 
 
 
Copyright (c) 2005-2010 | Microsurvey Aerogeofísica e Consultoria Cientifica LTDA.
empresa servico clientes politica contato trabalhe imprensa imprensades logoindex trabalheconoscodes